Baluartes

SÃO JOÃO BOSCO

Dom BoscoJoão Bosco foi um padre e educador italiano do século XIX, que dedicou sua vida a cuidar e educar meninos de rua e outros jovens desfavorecidos, empregando métodos de ensino baseados no amor e não no castigo.

Seguidor da espiritualidade e filosofia de São Francisco de Sales, Dom Bosco fundou a Sociedade de São Francisco de Sales, mais conhecida como Salesianos, e junto com Maria Domenica Mazzarello fundou, também, o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, uma congregação religiosa de freiras dedicadas a cuidar e educar garotas pobres, mais conhecida como Irmãs Salesianas.

Pelo contexto social em que vivemos, Dom Bosco ganha bastante destaque dentro do nosso chamado, com seu exemplo de vida cheio de doação e cuidado, por ele realmente ter sido como as Mãos do Pai para os jovens de sua época.

—————————————————————————————————————-

BEATA TERESA DE CALCUTÁ

Madre TerezaFoi uma freira da Albânia, que fundou as Missionárias da Caridade em Calcutá, na Índia, em 1950.

Ela é um grande exemplo de misericórdia, cuidado e empatia, pelo seu trabalho para com os pobres, doentes, órfãos, e moribundos de Calcutá. Madre Tereza também orientava as Missionárias da Caridade, sempre se doando ao serviço e se abandonando na vontade de Deus.

Ela se tornou conhecida internacionalmente por seu trabalho humanitário em favor dos pobres e desamparados e após sua morte foi beatificada pelo Papa João Paulo II.

—————————————————————————————————————-

SÃO JOÃO PAULO II

João PauloOs cardeais elegeram Papa no Conclave de 16 de outubro de 1978, e tomou o nome de João Paulo II. Em 22 de outubro, o Dia do Senhor, ele solenemente inaugurado seu ministério petrino como o sucessor 263 ao Apóstolo. Seu pontificado, um dos mais longos da história da Igreja, durou quase 27 anos.

Seu amor pelos jovens levou-o para estabelecer as Jornadas Mundiais da Juventude. As Jornadas Mundiais da Juventude celebradas durante o seu pontificado, reuniram milhares de jovens de todo o mundo. Ao mesmo tempo, seu cuidado com a família foi expressa nos Encontros Mundiais das Famílias, que se iniciou em 1994.

João Paulo II conseguiu estimular o diálogo com os judeus e com os representantes de outras religiões, que ele várias vezes convidados para as reuniões de oração pela paz, especialmente em Assis.

—————————————————————————————————–

SANTA TEREZINHA

Nascida Marie-Françoise em 2 de janeiro de 1873, conhecida como Santa Teresinha do Menino Jesus da Santa Face, foi uma freira carmelita descalça francesa conhecida como um dos mais influentes modelos de santidade para católicos romanos e religiosos em geral por seu “jeito prático e simples de abordar a vida espiritual”. Juntamente com São Francisco de Assis, é uma das santas mais populares da história da Igreja.camiseta-santa-terezinha-malha-pv-masculino-e-feminino-21934-MLB20219786664_122014-F

Teresa recebeu cedo seu chamado para a vida religiosa e, depois de superar inúmeros obstáculos, conseguiu, em 1888, com apenas quinze anos, tornar-se freira para juntar-se às suas duas irmãs mais velhas na comunidade carmelita enclausurada em Lisieux, na Normandia. Depois de nove anos, tendo ocupado funções como sacristã e assistente da mestra das noviças, Teresa passou seus últimos dezoito meses numa “noite de fé” e morreu de tuberculose com apenas vinte e quatro anos de idade.

A profundidade de sua espiritualidade, que ela qualificou como “toda de confiança e amor”, inspirou muitos crentes. Confrontada com sua própria pequeneza e irrelevância, confiava em Deus para ser sua santidade. Queria ir para o céu de uma forma completamente diferente: “Quero encontrar um elevador que me eleve até Jesus” e o elevador, escreveu Teresa, eram os braços de Jesus retirando-a de toda a sua pequeneza.

A Basilica de Lisieux é o segundo mais popular destino de peregrinação na França depois do Santuário de Lourdes.